Dia Municipal da Pessoa com Deficiência em nossa cidade


DURANTE A PALESTRA, COM PAIS DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA ESCOLA ESPECIALIZADA GIRASSOL

Como parte das atividades da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas” na última quinta-feira (01/09) estivemos visitando a Escola Girassol de Educação Especial, mantida pela Associação Pestalozzi de São João Nepomuceno e localizada na Rua Gilson Bertoline, Bairro Três Marias. Na companhia da Diretora Orcilene Maria de Souza Martins e de algumas profissionais que atuam na entidade percorremos as instalações e pudemos atestar que as mesmas são dispostas de maneira perfeitamente adequada às finalidades a que se destinam.
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
SALA DE FISIOTERAPIA
SALA DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA DE FONOAUDIOLOGIA , VENDO-SE AO FUNDO A CABINE DE AUDIOMETRIA
SALA ONDE FUNCIONAM A MESA ALFABETIZADORA E OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Após a visita às instalações, por volta de 14 horas, nos dirigimos à sala onde pais de alunos nos aguardavam para a palestra que fomos convidados a proferir, sob o tema “Direitos da Pessoa Com Deficiência”. Antes de iniciarmos a palestra, porém,sob a supervisão da psicóloga Gabriela Pinton Pavanelli Costa , foi realizada uma dinâmica de grupo envolvendo convidados, funcionários e pais de alunos, em que os mesmos, divididos em duas equipes, tiveram a interessante tarefa de, a partir de seis palavras, formar frases alusivas à questão da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Durante nossa fala aos pais de alunos prestamos também uma homenagem à Sra. Lígia Nunes Lemos, fundadora em nossa cidade, há 47 anos, da Associação Pestalozzi, cuja sede se localizava na rua Joaquim Murtinho. Entre os convidados estavam a advogada Amanda Delage Novaes Pinton, que fez uma rápida explanação sobre o “Estatuto da Pessoa com Deficiência”e o vereador Írio Henriques Furtado Filho, autor do projeto que se transformou na lei que instituiu a data de 1º de setembro como “Dia Municipal da Pessoa Com Deficiência” em São João Nepomuceno. Entre as profissionais da escola que também participaram estavam: Jade Filgueiras (personal trainer) e Fernanda Amorim de Freitas (coordenadora pedagógica). Após o evento foi servido um delicioso arroz doce aos presentes.
COM DUAS MÃES DE ALUNOS E A DIRETORA ORCILINE (AO FUNDO)
AO CENTRO, ENTRE DUAS MÃES DE ALUNOS, A DRA. AMANDA DELAGE NOVAES PINTON (ADVOGADA)


Retrospectiva da “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas” em São João Nepomuceno

A abertura da semana foi realizada no dia 27/08, com um grande leilão beneficente no distrito de Taruaçu, cuja renda foi destinada à Associação Pestalozzi. No dia 29/08 foi a vez do evento “Fazendo Arte”, com a participação dos alunos da Escola Girassol de Educação Especial. Já no dia 30/8 aconteceu o show da cantora Val Dornelas. No dia 31/08 os alunos participaram de um piquenique na Chácara Dona Lalá.


Dia 01/09, pela manhã, aconteceu a já tradicional caminhada em comemoração ao “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência”. Na parte da tarde foi realizada, a cargo de Nilson Magno Baptista,presidente da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência, uma palestra dirigida aos pais de alunos sobre “Direitos da Pessoa Com Deficiência”. No dia 02/09 os alunos participaram, na parte da manhã, de atividade recreativa promovida pelo Lions Clube. Às 18 horas os pais de alunos participaram de atividades da família na escola. O enceramento da semana comemorativa se deu no dia 03/09, sábado, à noite, no Salão Social do Botafogo F.C., com Show de Talentos e Feira de Brinquedos.


LEILÃO DE BEZERROS EM TARUAÇU
FAZENDO ARTE
APRESENTAÇÃO DA CANTORA VAL DORNELAS NO PÁTIO DA ESCOLA GIRASSOL
LAZER E PIQUENIQUE DOS ALUNOS NA CHÁCARA DONA LALÁ
CAMINHADA DIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (01/09)
ATIVIDADE NA ESCOLA DOS ALUNOS COM SUAS FAMÍLIAS
Nota do editor: As imagens aqui exibidas nos foram gentilmente cedidas pela Direção da Escola Girassol.
                                                Por Nilson Magno Baptista

Comentários

Postagens mais visitadas