O QUE HÁ PARA VER



- Nessa estrada (ainda de terra) se pode conhecer o local antigamente denominado “Gruta do Trombeteiros”,onde adeptos desse clube da cidade faziam passeios e piqueniques.Trata-se de uma área verde preservada,com espécies nativas de árvores,além de variadas fauna e flora.Próximo à estrada passavam os trilhos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina Railway,do tempo do Império. 
Antiga estrada de Roça Grande - foto de Wilson S.Gomes (clique na imagem para aumentá-la)

Terra de grandes músicos,compositores e cantores como Emmerson Nogueira,RogerResende,Ricardo Itaborahy,Paulinho Cricri,KikoFurtado,Weber e Carlos Mauro Martins,NelyGonçalves,EdyNascimento,LuízQuirinoÉrica Alves ,além de muitos e muitos outros.
Carlos Mauro Martins (clique na imagem para aumentá-la)


Terra do teatro amador e do NEPOPÓ FESTIVAO, o festival de teatro realizado anualmente e que traz para a cidade grupos de toda a Zona da Mata Mineira e de várias outras regiões, até mesmo de outros estados, como Rio de Janeiro, Paraíba, assim como do exterior e é sucesso absoluto, com muitas peças premiadas, em várias categorias;da Cia.de Teatro Novos Horizontes,responsável pela tradicional encenação da “Paixão de Cristo”,na Semana Santa,além de vários outros grupos.
Terra de belas igrejas, como a do Rosário, a Matriz, a Metodista Central, além de várias capelas como as de São José, Santo Antônio, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida, entre outros templos;
Terra do carnaval, da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial, das indústrias de confecção de roupas;
Pode-se ainda conhecer o Horto Florestal, onde o IEF (Instituto Estadual de Florestas) prepara mudas de várias espécies para reflorestamento, sendo que o local também é dotado de árvores nativas e disponibiliza um ambiente semelhante a uma mata, onde se ouve o canto dos pássaros e se tem a ótima sensação de estar em meio à natureza. O Horto fica próximo ao centro da cidade, no Bairro São Cristóvão, ao lado do Lar Ambrosina de Matos, que cuida de idosos e também merece uma visita, por se tratar de uma instituição modelo;
Horto Florestal - foto de Nilson Baptista (clique na imagem para ampliá-la)



 No município existem belas cachoeiras, como a da Fumaça, do Evaristo, de Ituí, entre outras;
Cachoeira de Ituí (clique na imagem para aumentá-la)

Temos belas igrejas e capelas, entre elas a Igreja Matriz, que, segundo estudiosos da nossa história, já conta com duzentos anos de existência, e a Igreja do Rosário, no alto da qual há uma estátua do Cristo com os braços abertos, num gesto que simboliza estar abençoando a cidade. Existem ainda outros templos, como a da Igreja Metodista e da Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová e vários outros.

IGREJA DO ROSÁRIO (FOTO: MARIA GABRIELA GOMES ALVES) CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Outro belo lugar para se conhecer é o morro do Tongó (onde se situam as torres de telefonia e TV) e de onde se descortina uma bela vista da cidade;


Pintura de Luiz Costa (clique sobre a imagem para ampliá-la)



Nosso povo é festeiro, mas trabalhador. A beleza da mulher são-joanense e a hospitalidade de nossa gente são tradicionalmente conhecidas pelos que nos visitam, e sempre voltam. São João Nepomuceno é ainda berço de grandes esportistas, entre eles o craque que virou mito: HELENO DE FREITAS, além de muitos e muitos outros não menos importantes.

Sejam sempre bem-vindos à Cidade Garbosa das Minas Gerais! 

Por Nilson Magno Baptista


Comentários

Postagens mais visitadas