DESFILE DE BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA AGITOU A PASSARELA NO DOMINGO

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA DA ESACA (FOTO: LUCIANO FALADOR)


Estivemos ontem acompanhando a movimentação da passarela do samba, na Avenida Tancredo Neves, desde a passagem do Bloco da Girafa até o desfile da última escola de samba, a Esplendor do Morro.

O Bloco da Girafa contou com a presença de Gilson Clementino, o “Gilson Dura” seu mais antigo e tradicional componente. O Bloco completa 54 anos de existência e veio com novas mulinhas, boi e uma Girafa “repaginada”, mais simpática e com um lenço cor de rosa no pescoço. A animação dos componentes ficou por conta da querida cantora Nely Gonçalves – considerada como patrimônio cultural da cidade - apresentando marchinhas carnavalescas, além da música oficial do bloco. Grande número de simpatizantes acompanhou de perto o desfile, desde a concentração, no bairro Santa Rita, até o final da passarela, onde houve um pequeno discurso de agradecimento aos componentes e patrocinadores.

Em seguida aconteceu o desfile do Bloco do Bela Vista, representando o bairro de mesmo nome, e que se apresenta com formato de escola de samba, inclusive seguindo todos os quesitos exigidos. Foi um belo espetáculo dessa agremiação que luta com inúmeras dificuldades, principalmente financeiras, mas que não deixa de estar presente em nosso carnaval, melhorando a cada ano suas fantasias e alegorias e conquistando sempre mais adeptos, pela sua criatividade e persistência. A diretoria dessa agremiação está de parabéns pelo belo trabalho que vem apresentando.

A primeira escola de samba a se apresentar na passarela foi a Grêmio Recreativo E.S. Unidos do Caxangá, campeã do carnaval do ano passado, e que, este ano, vem com força total, em busca de mais uma vitória. Isso porque traz em seu enredo uma homenagem, merecida por sinal, ao seu líder e baluarte, Leacyr dos Santos Reis, o “Léo Batucada”. Em nossa opinião a escola trouxe um de seus melhores sambas enredo, além de alegorias e fantasias mais bem elaboradas. A bateria também causou boa impressão.

A Escola de Samba Avenida Carlos Alves, a tradicional ESACA, foi a segunda a pisar na passarela, trazendo muito luxo e beleza em suas fantasias, além de uma espetacular comissão de frente. Trouxe ainda carros alegóricos de grande porte, o que, infelizmente, acabou complicando seu desfile, devido à irregularidade do piso, que causou a retenção de um dos carros e a retirada de componentes que vinham sobre ele. Esperamos que esse tipo de problema venha a ser sanado no próximo ano, talvez com o asfaltamento do trecho da avenida em que as escolas desfilam.
A última escola a se apresentar foi a Grêmio Recreativo E.S. Esplendor do Morro, que, ano passado, não desfilou, mas que vinha prometendo uma volta triunfal. E realmente apresentou um grande desfile, em que não faltaram belíssimas fantasias e alegorias primorosas. A possante bateria foi um dos itens que mais chamaram a atenção do público presente ao evento.

A Comissão Julgadora do Concurso, promovido pela Associação São-joanense das Escolas de Samba – ASES terá um grande trabalho pela frente, em virtude da boa qualidade apresentada por todas as agremiações. Queremos, inclusive, deixar aqui registrado o nosso respeito e admiração ao presidente da ASES, Paulo Afonso Ladeira de Lima, pelo empenho e absoluta dedicação no sentido de que o evento fosse coroado de sucesso. É importante ressaltar que Paulo Afonso realiza um trabalho voluntário em prol do desenvolvimento de nossas escolas de samba e do nosso carnaval.

Na quarta-feira de cinzas haverá, na Rádio Difusora, a apuração dos votos, e então saberemos quem será a escola campeã do carnaval de 2015 em São João Nepomuceno.

Comentários

Postagens mais visitadas