sábado, 13 de setembro de 2014

MUNICÍPIO PREPARA PROJETO "JOÃO-DE-BARRO"

OBJETOS DE CERÂMICA: ÚTEIS E DECORATIVOS (FOTO: NILSON BAPTISTA)


A Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno está ultimando os preparativos para o início de funcionamento do Projeto “João-de-barro”, que consiste no ensino da arte ceramista para vários segmentos da comunidade, em diversas faixas etárias, como uma forma de manter viva essa atividade, além de incentivar o interesse pela profissão, possivelmente gerando mais emprego e renda para os cidadãos.

A elaboração do Projeto teve seu início por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, representada pelo Sr.Renato Filgueiras e a Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela Srta.Renata Badaró, sendo que seu funcionamento estará subordinado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O instrutor contratado pelo município é o Sr. Flávio Peres,um dos proprietários da tradicional Cerâmica Peres, fundada pelo saudoso Haroldo Peres Martins, em 1951.O local escolhido para abrigar as instalações do Projeto foi o Parque de Exposições Hercílio Ferreira.


Uma informação interessante:
" Está comprovado através de pesquisas que os princípios vitais do barro são agentes de regeneração física do homem, tendo em vista as inúmeras qualidades e propriedades nele contidas. Os elementos contidos no barro, como ferro, cálcio, magnésio, alumínio, potássio, preenchem a carência do organismo humano, entrando como formas laxativas, cicatrizantes e curativas. A argila age sobre a circulação, penetrando nos poros, inserindo-se nos capilares, absorvendo as toxinas e neutralizando certos ácidos do corpo, deixando-o livre, desobstruído, para recebimento da energia" (Extraído de: www.oficinadeartesatelie.blogspot.com.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário