"Quarteirão da Saúde": uma obra necessária e urgente

IMAGEM ILUSTRATIVA EXTRAÍDA DA INTERNET

Há em andamento um projeto da administração 2017/2020, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno, de adquirir da Associação de Caridade São João Nepomuceno, entidade mantenedora do Hospital São João, um amplo terreno  localizado na parte posterior do prédio onde funciona aquela Casa de Saúde, sendo que no local seria construído o denominado “Quarteirão da Saúde”.
Mas o que seria essa edificação? Segundo já declarou algumas vezes à imprensa local, o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Isaías Sporch de Freitas, seria um local onde se concentrariam os principais serviços de saúde do município, ocupando um quarteirão inteiro, incluindo Hospital São João, Pronto Atendimento Médico e uma nova Policlínica Microrregional. Assim teríamos um prédio moderno, projetado de acordo com as normas técnicas exigidas para funcionamento adequado ao atendimento na área de saúde, incluindo, é claro, condições de acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
Tivemos o cuidado de ouvir a opinião de um usuário frequente da Policlínica há vários anos e o mesmo comentou que “o atual prédio mais parece um labirinto, graças às reformas mal feitas que, inclusive, vieram a descaracterizar a arquitetura do prédio antigo, onde funcionava o Centro de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde”.
No nosso entendimento a concretização desse importante projeto é tão necessária quanto urgente. A atual Policlínica Microrregional funciona em uma edificação que possui inúmeras inadequações, tais como: corredores estreitos e com pouca ventilação; consultórios médicos com portas estreitas (impedindo acesso a cadeirantes), banheiros desprovidos de adaptações para uso de pessoas com deficiência, além de diversas outras imperfeições como escadarias e rampa de acesso muito íngreme ao andar superior, onde funcionam o setor administrativo da própria Policlínica, da Secretaria Municipal de Saúde, Consultório Oftalmológico e Centro de Especialidades Odontológicas.
Recentemente, em entrevista a uma emissora de rádio, o Sr. Secretário Municipal de Saúde, respondendo a  pergunta de um ouvinte, afirmou que o implantação do projeto está em fase de negociação para a compra do terreno pelo Município e que a Diretoria da Associação de Caridade São João Nepomuceno ainda não se manifestou sobre a aceitação ou não da transação proposta pela atual Administração Municipal.
De nossa parte temos a mais absoluta certeza da necessidade e da importância da concretização desse empreendimento que, inclusive, já está passando da hora de ser iniciado, tal a sua urgência em vista do fato de que o Município de São João Nepomuceno tem tudo para se tornar um polo regional de saúde, tal a complexidade do nosso sistema de atendimento aos usuários do S.U.S (Sistema Único de Saúde) acessado por um grande número de pessoas provenientes de vários outros municípios que compõem a microrregião.
Pelos motivos já citados esperamos que os responsáveis pela administração pública, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Diretoria da Associação de Caridade São João Nepomuceno, envidem todos os esforços no sentido de concretizar, o mais rápido possível, o início desta obra que, com certeza, será vista por todos como a maior e mais importante obra do município em sua história.

Por Nilson Magno Baptista

NOTA: MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG "O FATO & A OPINIÃO"

Comentários

Postagens mais visitadas