Horto Florestal: 50 anos de bons serviços prestados ao meio ambiente

IMAGEM PERTENCENTE AO ACERVO DO I.E.F , AGÊNCIA SÃO JOÃO NEPOMUCENO


Em 31 março de 1968 o jornal “Voz de S.João” publicava a seguinte nota : “Foi instalado em nosso município o “Horto Florestal”, órgão vinculado ao governo estadual. Para essa consecução contamos com o valioso apoio do digno deputado nosso amigo Geraldo Martins Silveira e do Dr. Carmelo Sales Pereira, agrônomo chefe do Horto Florestal de Mar de Espanha. Para acertar o terreno, além de arrendarmos uma faixa de terras da “Oswaldina”, devidamente autorizados por lei, aplicamos cerca de NCr 10.000,00 no seu preparo. Terminado o serviço,podemos dar serviço a mais de 6 pessoas, além das 4 que já trabalham lá.” Naquela época o prefeito de São João Nepomuceno era o Sr.Mauro Elpídio Nogueira.
IMAGEM PERTENCENTE AO ACERVO DO I.E.F, AGÊNCIA SÃO JOÃO NEPOMUCENO

O servidor José Maria Gomes começou a trabalhar no local em 08 de maio de 1968, completando este ano 50 anos de serviço no viveiro, motivo pelo qual receberá justa homenagem da Câmara Municipal de São João Nepomuceno. No início atuavam no Horto Florestal 7 pessoas e o encarregado era o senhor Francisco, que veio de Mar de Espanha para orientar a instalação do viveiro de mudas. Após um ano, Sr. Jerônimo, pai do funcionário Renato, passou a ser o encarregado do viveiro. Em 05.05.78 José Maria Gomes foi nomeado encarregado dos serviços da turma.
IMAGEM PERTENCENTE AO ACERVO DO I.E.F , AGÊNCIA SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Em 13 de outubro de 1981, o prefeito Antônio Cavalheiro fez doação ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) do terreno onde funciona o viveiro, que hoje possui como funcionários apenas o Srs. José Maria Gomes e Renato de Souza. Os responsáveis técnicos que responderam pelo Horto Florestal ao longo desses 50 anos de existência e bons serviços prestados foram: Dr. Carmelo, Dr. Nagem Assad (época em que foi criada a agência do IEF em São João Nepomuceno), Dr. Galvão Duarte, Braule Amauri Loureiro Tôrres, Roberto Guimarães, Joaquim Gregório, José Eduardo Paulo da Silva, sendo que a atual responsável técnica é Vanda de Souza Leite, que exerce a chefia da agência local do Instituto Estadual de Florestas.
IMAGEM PERTENCENTE AO ACERVO DO I.E.F , AGÊNCIA SÃO JOÃO NEPOMUCENO

No viveiro do Horto Florestal são produzidas mudas de espécies nativas e exóticas para fornecimento a produtores rurais, como parte dos Programas de Fomento Florestal do Instituto Estadual de Florestas. Também são produzidas mudas para arborização urbana. O local é visitado frequentemente por alunos de escolas públicas e particulares do município para pesquisas.

Comentários

Postagens mais visitadas