NEMARC ANTÔNIO BAPTISTA: SEMPRE UM SORRISO

NEMARC NO DIA DO SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO - 11/11/1947 ( FOTO:ACERVO DA FAMÍLIA)
Filho do farmacêutico Antônio Baptista de Mendonça (Batista da farmácia) e da professôra Carmen de Araújo Porto Baptista (Carminha Porto), Nemarc Antônio Baptista nasceu em São João Nepomuceno no dia 11 de novembro de 1946, na época em que a família residia na rua Barão de São João Nepomuceno, numa casa anexa à Farmácia Santa Rita, ainda hoje existente e conhecida como “Farmácia Batuta”.

Nemarc realizou seus estudos inicialmente no então Grupo Escolar Coronel José Braz , posteriormente no Ginásio São João (mais tarde Instituto Barroso) e finalmente no Ginásio Dr. Augusto Glória. Jovem ainda abraçou a profissão de motorista, atuando por algum tempo como taxista nesta cidade. De espírito aventureiro, resolveu deixar sua cidade natal indo para Belo Horizonte em busca de melhores condições de vida. Na Capital mineira ingressou numa empresa de construção de estradas, trabalho por meio do qual teve oportunidade de conhecer muitas regiões de Minas Gerais e de outros estados.

Nessa função de motorista permaneceu até sofrer um grave acidente numa rodovia que corta a região metropolitana de Belo Horizonte, ficando por vários dias internado no Hospital João XXIII, entre a vida e a morte.  Mesmo recuperando-se dos graves ferimentos sofridos, infelizmente não pôde mais voltar à atividade profissional, sendo aposentado por invalidez, a poucos meses de completar o tempo de contribuição. Passou então a residir no município de Ribeirão das Neves. Após ser vítima de um assalto em que os criminosos levaram tudo que tinha dentro de casa, desiludiu-se com a vida num grande centro e resolveu retornar à terra natal. Passou então a residir, desde 24 de outubro de 2003, no Lar Ambrosina de Matos, onde viveu tranquilo e feliz seus últimos 12 anos e quase três meses de vida, já que veio a falecer no dia 02 de janeiro último, aos 69 anos.
Veja aqui uma apresentação de slides que preparamos:https://youtu.be/On8MpCh4tgU.

Abaixo você também poderá assistir a um vídeo produzido pela equipe do Lar Ambrosina de Matos mostrando a disposição e alegria de Nemarc Antonio numa festa da instituição.

 Deixou muitos amigos e admiradores, principalmente funcionários e residentes da instituição que foi seu LAR nos últimos anos, onde colaborava como porteiro e em outras pequenas atividades, atuando também muitas vezes como conselheiro e cuidador de seus companheiros. Nemarc Antônio Baptista era divorciado, não tinha filhos e deixa duas irmãs, residentes em BH, e em São João Nepomuceno este irmão que é o autor desta homenagem e editor deste blog.


                                    Por Nilson Magno Baptista

Comentários

  1. Parabéns Nilson pelo carinho e dedicação . Bjo

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem, amigo Nilson! Ver a alegria do Nemarc no Lar Ambrosina de Mattos quebra muitos paradigmas e preconceitos, e é uma prova de amor à vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas