PATRIMÔNIO NATURAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO MERECE E PRECISA SER PRESERVADO (parte I)

A antiga estrada que liga a sede do município ao distrito de Roça Grande guarda um tesouro de inestimável valor,que muitos não conhecem.Trata-se do local denominado antigamente como "Gruta do Trombeteiros",onde adeptos desse tradicional clube da cidade faziam passeios e realizavam piqueniques familiares.É ,ainda,uma considerável área de mata preservada,com espécies de árvores e vegetação rasteira nativas,possuindo fauna e flora variadas e também um riacho que corre entre pedras.
"Gruta do Trombeteiros" (foto Wilson Soares Gomes)
" Gruta do Trombeteiros" ,com serras ao fundo ,vista do Bairro Alto dos Pinheiros (abaixo):
Foto: Walter de Moura Vogt (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Em seguida , observamos uma panorâmica com a "Gruta" em primeiro plano e serras ao fundo:
Foto: Walter de Moura Vogt
Na imagem abaixo podemos visualizar, em primeiro plano,parte do patrimônio natural de São João Nepomuceno e,ao fundo,serras do município de Descoberto,admiradas por Dom Pedro II em 1880:
Foto: Walter de Moura Gogt (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Horto Florestal (foto: Nilson Baptista)
O Horto Florestal é onde o IEF (Instituto Estadual de Florestas) prepara mudas de várias espécies para reflorestamento,sendo que o local também é dotado de árvores nativas de grande porte e disponibiliza um ambiente semelhante  a uma mata,onde se ouve o canto dos pássaros e se tem a refrescante sensação de estar em meio à natureza,apesar da localização bem próxima ao centro da cidade,no bairro São Cristóvão.

Continua...

Comentários

  1. Nilson, parabéns! Nessas conversas ambientalistas que temos trocado com os amigos, o que fica claro é que nós, sanjoanenses, desconhecemos muitos dos tesouros que temos. Tratamos como paisagens o que, na verdade é, como você bem diz, um patrimônio inestimável.

    ResponderExcluir
  2. Sim,um patrimônio que,infelizmente,não é devidamente valorizado.Mas a nossa parte estamos fazendo,no sentido de tentar conscientizar as pessoas.Obrigado pelo apoio e incentivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas