Aeroclube completa 63 anos de atividade


O Aeroclube de São João Nepomuceno , que hoje comemora 63 anos de fundação, teve sua existência legal concretizada no dia 06 de agosto de 1953. Sua primeira diretoria era assim formada:

 - Presidente: Sebastião Carlos Leite;
 - Vice-Presidente: Dr. Alcibíades de Araújo Porto (Neném Porto);
 - 1º Secretário: Helvécio Rodrigues Pereira;
 - 2º Secretário: Gabriel Procópio Loures;
 - 1º Tesoureiro: Edésio Ferreira;
 - 2º Tesoureiro: Nilo Rocha;
 - Diretor de Publicidade: Dr. José de Castro Azevedo;
 - Diretor de Material: Paulo Pequeno;
 - Diretor Técnico: Heitor Matos;
 - Orador: Augusto Veiga.

                         CONSELHO DELIBERATIVO:
 - Dr. Heraldo de Freitas;
 - José Carlos Leite;
 - Sebastião Luiz Knop;
- Milton Henriques;
- Dr. Nagib Camilo Ayupe;
- José Rodrigues Pereira;
- Dr. Alcibíades de Araújo Porto Filho.

          CONSELHO FISCAL

- Mateus Caldas de Oliveira;
- Joaquim Ferreira Campos;
- Heleno de Gouvêa Medina;
- Mauro Elpídio Nogueira;
- Sebastião Gruppi;
- José Zeferino Barbosa.

Nosso campo de pouso, ou aeródromo, foi inaugurado no mês de abril de 1956, com uma grande festividade, da qual participaram vários aviões vindos de cidades especialmente convidadas, além de outros, pertencentes à Força Aérea Brasileira e alguns planadores, perfazendo o total de 22 aeronaves. A pista de pouso foi oficialmente aberta ao tráfego em 31 de outubro de 1956. Nesse mesmo ano foi inaugurada uma linha de táxi aéreo, explorada pela empresa AEROSITA, ligando nossa cidade a Belo Horizonte.
 O primeiro avião de treinamento utilizado para realização dos Cursos de Pilotagem, foi o CAP 4 (Paulistinha), prefixo PP-RIX, sendo  primeiro instrutor o piloto Luiz Brum Salles. Os primeiros pilotos aqui formados foram: José Ronaldo Medina, Veríssimo Soares Silva e Helvécio Rodrigues Pereira.
PAULISTINHA - CAP 4A (ACERVO DO MUSEU AEROESPACIAL - FOTO EXTRAÍDA EM WWW2.FAB.MIL.BR )



Em maio de 1968, por ocasião das festividades de aniversário do município, recebemos a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira - composta de 5 aeronaves T-6 NA – que então brindou o público presente com espetaculares acrobacias nos céus da Garbosa, às quais tive a felicidade de poder assistir extasiado, aos 14 anos incompletos, e registrar na memória aquele momento histórico simplesmente inesquecível.
T- 6  NA, AERONAVE PILOTADA PELO ENTÃO MAJOR BRAGA,  QUE COMANDOU A ESQUADRILHA DA FUMAÇA NA APRESENTAÇÃO REALIZADA EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO, NO ANO DE 1968 (FOTO EXTRAÍDA DO SITE DO MUSEU AEROESPACIAL: WWW2.FAB.MIL.BR )


Deixamos aqui registrada a nossa homenagem a todos que fazem parte da belíssima história da entidade, desde os pioneiros até aos atuais diretores , que mantém impecável e operante o nosso Clube Aerodesportivo, que hoje conta com uma respeitada Escola de Pilotos, por onde passaram vários profissionais que atuam na aviação comercial em várias partes do país.

 Em tempo, gostaríamos ainda de render uma sincera homenagem ao saudoso Sr. Almansor Pereira de Rezende, o “Tata”, que foi um dos maiores entusiastas e grande apoiador dos relevantes serviços que esta entidade prestou, e ainda presta, à comunidade são-joanense.

                                                                                               Por Nilson Magno Baptista

Comentários

Postagens mais visitadas