A ESTÁTUA DE HELENO

João Saldanha, o grande cronista esportivo,amigo de Heleno de Freitas,escreveu para um jornal carioca,uma crônica com este título : " A estátua de Heleno de Freitas" ,da qual extraí o seguinte trecho : " Barranquilla é uma cidade bem diferente.Fica do lado do Oceano Atlântico,ao nível do mar,ao lado da famosa Cartagena.Faz calor e na época do "futebol pirata", no Eldorado Colombiano, foi a cidade dos "brasileños" ,Heleno de Freitas,Tim,Gersom dos Santos,Marinho, e um monte de gente boa pertencia ao Atlético,de camisa vermelha e branca.Até disseram que havia uma estátua do Heleno.Não,não foi bem assim.Os nossos colegas colombianos é que disseram " que Heleno merecia uma estátua" .E tanto merecia que tem uma,em São João Nepomuceno,Minas Gerais,sua terra. O Mário Zágari e outros fizeram isso por agradecimento".Mas estava enganado,infelizmente.
Quando João Saldanha morreu,no dia 12 de julho de 1990,em Roma, ainda não existia uma estátua de Heleno em São João Nepomuceno. Talvez, o grande amigo de Heleno, não tivesse sido comunicado desse fato em vida e morreu sem saber que em São João Nepomuceno não havia uma estátua do Heleno.Mas agora existe, e lhe foi presenteada pelo povo sãojoanense em 12 de fevereiro de 2012, dia em que, se fosse vivo,estaria completando 92 anos de idade. Onde estão agora,João e Heleno, certamente estarão comemorando abraçados.

NOTA IMPORTANTE : poucos minutos após haver postado este comentário sobre a crõnica de João Saldanha recebi um comunicado de um cidadão sãojoanense dando conta de que, ao dizer que Dr.Mário Zágari havia liderado uma campanha para erigir uma estátua em homenagem a Heleno de Freitas,João Saldanha estava correto numa coisa : o grande sãojoanense,Dr.Mário Zágari arrecadou recursos na cidade para erigir um monumento em honra a Heleno de Freitas,mas não era uma estátua, e sim uma EFÍGIE representando apenas o rosto do grande esportista.Esse monumento ficava no meio do jardim da Praça Barão do Rio Branco. Célio Ferraz, quando prefeito,promoveu uma REVITALIZAÇÃO do monumento que já existia, afixando-o a um bloco de pedra e construindo passeios em seu entorno, a fim de permitir que as pessoas pudessem se aproximar mais do monumento, que se traduz,realmente, numa justa homenagem a HELENO DE FREITAS, mas que foi construído inicialmente por iniciativa popular, liderada pelo Dr.Mário Zágari, pessoa profundamente ligada ao Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, onde Heleno iniciou sua carreira .

Comentários

  1. Bom dia,

    Sou Lucile da Universidade de Sheffield na Inglaterra, e escrevo para você porque estamos estabelecendo um site Internet para catalogar todas as estátuas desportivas no mundo (www.sportingstatues.com) como parte de um estudo acadêmico sobre a comemoração no esporte. Por isso gostaria de saber se posso usar sua foto da estátua de Heleno de Freitas localizada em São João Nepomuceno?

    Naturalmente, daríamos-lhe o crédito para sua foto.
    Eu realmente agradeço por toda ajuda que você poderia me dar.
    Atentamente e obrigada,


    Lucile Bernard.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNSSSSSSSS AO HELENO DE FREITAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas