03/11/2017 : desligados os transmissores da Rádio Difusora AM, 1420 KHZ. Começa a era FM!

MOMENTO EM QUE ISAÍAS SPORCH DE FREITAS, AO LADO DE AMADO ROBERTO,INICIA O DESLIGAMENTO DOS TRANSMISSORES AM. O FATO FOI REGISTRADO EM VÍDEO POR ISRAEL MALTHIK, COM O TÍTULO "ENCERRAMENTO DA AM DIFUSORA HD", DISPONÍVEL AO PÚBLICO NO YOUTUBE: https://youtu.be/2Ufzkat3Po0 .

Uma interessante coincidência foi o desligamento da Rádio Difusora AM de São João Nepomuceno exatamente no dia do meu aniversário, eu que sou neto de Alcibíades de Araújo Porto, um dos fundadores dessa tradicional emissora de Rádio, no ano de 1953, juntamente, com seus fiéis amigos e companheiros Joaquim Campos e Mateus Caldas de Oliveira. Todos eles já partiram desse mundo material, mas deixaram uma mensagem a seus descendentes: a importância de se lutar por um sonho, de ter coragem para empreender e estar entre os pioneiros do progresso de nossa amada São João Nepomuceno, a cidade “Garbosa” de Minas Gerais.
DR. ALCIBÍADES DE ARAÚJO PORTO (NENÉM PORTO)

Meu avô Alcibíades, conhecido carinhosamente como “Neném Porto”, viveu por muitos anos aqui em São João Nepomuceno, aonde chegou aos 15 anos de idade (1905). Nascido em Piacatuba, distrito de Leopoldina, veio residir nesta cidade com seu irmão, o Padre Aristides de Araújo Porto, coadjutor do vigário local, o Padre Condé.

“Neném Porto” veio a se casar com Narcisa Henriques de Araújo Porto e ainda muito jovem já era um empreendedor. Iniciou sua vida profissional como barbeiro, foi comerciante e depois se interessou pela “arte dentária”, tendo como seu primeiro mestre o Sr. Dâmaso dos Reis Torres , “Daminhas”, como era conhecido. Formou-se em 1925 pela Escola de Odontologia e Farmácia de Ubá.Teve participação destacada no processo político e social da nossa comunidade, lutando pela modernização do município em vários projetos - além da instalação da já citada Rádio Difusora - entre eles a criação do Aeroclube de São João Nepomuceno e a instalação da Usina Açucareira em Roça Grande. Em 1959 mudou-se, com as filhas Léa e Haydée, para Belo Horizonte, onde faleceu no início da década de 1990, aos 104 anos.

Nesse período de 64 anos de atividades, pela emissora passaram grandes nomes da comunicação local, assim como profissionais que vieram de outras regiões mineiras e estados do Brasil. A partir do ano de 2004 o Sr.Isaías Sporch de Freitas assumiu a propriedade e direção da emissora, organizando e modernizando a empresa, que assim,desde o último dia 03, deixou de transmitir em AM, passando a ser operada em FM, com importante melhoria na qualidade do som e equipamentos de última geração.


Deixo aqui minha homenagem aos pioneiros Alcibíades de Araujo Porto, Mateus Caldas de Oliveira e Joaquim Campos, mas gostaria de relembrar Adilson Cunha Honório, Oraida Muniz, Sidney Baptista (já falecidos), assim como, Paulo Gotti e Joanilson do Vale, ainda entre nós, que fizeram parte da equipe de locutores. Se fôssemos citar todos os que passaram pela emissora desde sua fundação precisaríamos escrever um livro, o que talvez venhamos a fazer um dia, quem sabe?! Porém, registro meu respeito e admiração a todos.

                           Por Nilson Magno Baptista

Comentários

Postagens mais visitadas