Gestão renovada do município começa a "decolar"

EM BREVE NOVAS REPARTIÇÕES E DEPARTAMENTOS ESTARÃO FUNCIONANDO NESTE PRÉDIO DA RUA JOAQUIM MURTINHO (ANTIGA PESTALOZZI)  , O QUE O TRANSFORMARÁ NUMA ESPÉCIE DE SUBPREFEITURA (FOTO: NILSON BAPTISTA)

                              Por Nilson Magno Baptista

A administração 2017/2020 em São João Nepomuceno começa a dar sinais de que sua estratégia de trabalho tem tudo para alcançar o sucesso desejado.

Temos acompanhado atentamente as ações empreendidas nesses primeiros meses da atual gestão pública do município e pudemos constatar uma grande movimentação por parte das Secretarias Municipais, que tem trabalhado intensa e organizadamente em busca de um objetivo maior: colocar as “engrenagens” para funcionar o mais rápido e eficientemente possível, apesar das inúmeras dificuldades encontradas, como é sabido por todos.

Como o grande comandante de todo esse processo de revitalização do município desponta o prefeito Ernandes José da Silva, com seu conhecido entusiasmo, empreendedorismo e comprometimento com a ética e a legalidade na administração pública, da mesma forma, inclusive, como sempre se conduziu em suas atividades empresariais. Ao seu lado o prefeito tem o vice-prefeito e Secretário de Agricultura,Turismo e Meio Ambiente, Sebastião Carlos Barbosa, além dos demais secretários, diretores, assessores e encarregados que compõem o seu “staff” de confiança.

As Secretarias de Governo e Planejamento (Márcio Américo Lima Verardo) e Administração e Finanças (Roberto Isaías de Almeida Santos) representam a base de sustentação da administração pública do nosso município e tem empreendido várias ações de fundamental importância para o bom andamento de toda a estrutura organizacional.

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, dirigida por Belkiss Cavalheiro Furtado se esmerou na questão do processo seletivo para contratação de pessoal para atuar nos estabelecimentos educacionais do município, na adequação e reparos em seus prédios, na instalação da nova creche construída no Alto dos Pinheiros/Santa Rita, assim como em várias ações relacionadas às suas atribuições. A diretoria de esportes, por exemplo, dirigida por Fernando de Lélis Pinheiro, tem realizado um excelente trabalho de revitalização nas praças de esportes do município, reunido com representantes de todas as categorias esportivas e promovido vários eventos na cidade. Já a Fundação Cultural São João Nepomuceno, sob a superintendência de Ricardo Itaborahy Soares, realizou vistoria no Centro Cultural, que, pela situação de precariedade estrutural em que se encontra, precisou ser interditado. Mas, apesar disso, importantes projetos continuam em andamento, como, por exemplo, o cadastro online de todos os nossos artistas, grupos e eventos por meio de ferramenta disponível no site oficial do município (www.sjnepomuceno.mg.gov.br) . Em ritmo acelerado está sendo feita a montagem do grande palco, na praça da Bandeira, ao lado da igreja Matriz, para a encenação, na Semana Santa, da “Paixão e Morte de Jesus Cristo”, apresentada tradicionalmente pela Cia. de Teatro “Novos Horizontes”. Existe também em planejamento um Festival de Música ainda para este ano.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, dirigida pelo engenheiro Milton Salgado Filho, tem se destacado pelo excelente trabalho de limpeza que vem executando por todos os bairros da cidade  tornando-os mais agradáveis e dignos aos olhos dos moradores e visitantes. Digno também de destaque é o trabalho realizado na pista de caminhada do anel rodoviário, proporcionando maior conforto e segurança aos seus usuários. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, sob a responsabilidade de Bernadete Menezes, tem merecido nossa atenção pelo trabalho de aproximação com as associações de bairros e o interesse em conhecer as necessidades e aspirações da população são-joanense como um todo. Recentemente, no dia Internacional da Mulher (08/03) essa secretaria promoveu um grande evento, voltado não apenas às mulheres, mas também às famílias são-joanenses, onde aconteceu, além de uma confraternização, uma interessante palestra proferida pela delegada de polícia civil e vereadora de Juiz de Fora, Dra. Sheila Oliveira, sobre violência contra as mulheres.

Outra secretaria que vem se destacando é a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, sob o comando de Jairo Nogueira Furtado, que não tem poupado esforços na busca por novas alternativas econômicas. Jairo Nogueira tem realizado produtivas parcerias com entidades como Agência de Desenvolvimento, SINDIVEST, SEBRAE, entre outras.
PLÍNIO FURTADO, ASSESSOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (FOTO: NILSON BAPTISTA)

A SAMATUR (Secretaria de Meio Ambiente,Agricultura e Turismo), sob o comando de Sebastião Carlos Barbosa, tem empreendido várias ações importantes como o controle do morcego hematófago para proteção à saúde do gado leiteiro e de corte, programa de inseminação artificial, campanha de recolhimento de óleo de fritura para descarte correto, visitas a municípios modelo em turismo para futura aplicação dos conhecimentos adquiridos, elaboração de projetos turísticos, como por exemplo, o que estará sendo implantado no distrito de Taruaçu. Atua também nessa secretaria, como diretor de agricultura, o técnico Heraldo Barbosa Gruppi.


SEBASTIÃO CARLOS BARBOSA E JAIRO NOGUEIRA FURTADO DURANTE UMA DE SUAS CONSTANTES REUNIÕES, SEMPRE COM RESULTADOS POSITIVOS (FOTO: NILSON BAPTISTA)

Um fato que se destaca é que os secretários Jairo Nogueira Furtado e Sebastião Carlos Barbosa tem trabalhado em dupla, participando quase sempre juntos de reuniões e viagens, e essa parceria tem produzido ótimos resultados.

A Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pelo médico Dr.Renato de Souza Gomes tem empreendido ações como a reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO),aos cuidados do odontólogo Dr. Gabriel Verardo Loures, assim como a vacinação contra a Febre Amarela, a reimplantação do sistema de referência e contrarreferência na marcação de consultas especializadas. Além, disso a Secretaria tem dado total apoio à Diretoria da Associação de Caridade de São João Nepomuceno, entidade mantenedora do Hospital São João.

Ao que parece, o que se esperava que acontecesse apenas após os cem primeiros dias da atual administração, já está ocorrendo, com a apresentação de sinais de que a “decolagem” está próxima e de que o “voo” de São João Nepomuceno em direção ao futuro será coroado de sucesso. Assim desejamos.



Comentários

  1. Parabéns, amigo Nilson pela qualidade da matéria publicada. Espero que a Administração também dê mais atenção ao problema do trânsito de veículos em nosso município. Se não cuidarmos agora e com seriedade, dentro de mais um ano a situação ficará insustentável. Creio que a melhor solução seria a municipalização do trânsito para que possamos tomar outras medidas. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Walter, em 2010 foi aprovada uma lei criando em nosso município o Departamento de Trânsito, mas isso foi "deixado de lado" pela administração do prefeito Célio Ferraz. Hoje, no entanto, temos esperança de que o prefeito Ernandes seja sensível a essa importante e urgente questão e determine um estudo técnico para a solução dos inúmeros problemas relacionados ao trânsito em nosso município.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas