Homenagem a um cidadão muito especial

ANTÔNIO JACQUES BARBOSA DE MORAES


No final dos anos 1980 eu residia com meus pais, Antonio Baptista de Mendonça e Carmen de Araújo Porto Baptista, na Rua Capitão Braz, nº 52. Minha mãe padecia então do Mal de Alzheimer, doença pouco conhecida na época e que causa, entre outros sintomas, perda de memória. Nossa família era, como sou até hoje, consumidora de um produto tradicional em São João Nepomuceno: o café Santa Cecília.

Durante muitos anos minha mãe fez o trajeto de nossa casa até à loja da empresa,na Rua Duque de Caxias, onde semanalmente adquiria o saboroso produto. O tempo foi passando, e quando ela ficou doente, logo no início da enfermidade, começou a agir como se fosse uma criança que foge de casa.Na maioria  das vezes em que minha mãe “fugia” de casa ela acabava indo, por força do hábito, para a loja do Café Santa Cecília, não sabendo como voltar. Nessas ocasiões sempre era o proprietário, Antônio Jacques que, atenciosamente e com todo o carinho, a reconduzia à nossa residência. Até que, um dia, tivemos que tomar providências para que as fugas de minha mãe não mais acontecessem, para sua própria segurança. Nossa família sempre se sentiu muito grata pela maneira carinhosa com que o comerciante e empresário tratava minha querida e saudosa mãe.

Os anos foram passando até que, em 1992, Antonio Jacques Barbosa de Moraes foi eleito prefeito de nossa cidade, assumindo o cargo em janeiro de 1993, aos 48 anos de idade. Em sua administração, marcada pela austeridade e respeito ao dinheiro público, nosso amigo e companheiro Antônio Jacques, foi responsável pela realização de um respeitável número de obras , entre elas a construção dos centros comunitários dos distritos de Roça Grande, Ituí, Cafés, Géo, assim como dos bairros São José e Benetti. As obras de maior destaque, no entanto, foram, a construção, em parceria com o Governo Estadual, do prédio onde hoje funciona a Escola Girassol, no Bairro Três Marias e a construção do CAIC, no mesmo bairro, em parceria com o Governo Federal
.
 Sobre a construção do CAIC tenho como informar alguns detalhes relacionados a ela, pois passei a residir no Bairro Três Marias em maio de 1994 e nessa época tive conhecimento de que a intenção do prefeito Antonio Jacques era de que, no terreno em frente à minha casa, na Rua Salustiano Ferraz de Castro, fosse instalado o pátio de estacionamento dos veículos e máquinas pertencentes ao município. A terraplanagem do local chegou a ser realizada, mas nesse meio tempo, por parte do Governo Federal, surgiu a proposta de construção de uma unidade do CAIC em nosso município. Foi então que,numa atitude inteligente e visionária, Antônio Jacques concluiu que a proposta era irrecusável, dada a importância do projeto e o seu elevado investimento. Na época, companheiros de política chegaram até a aconselhá-lo que não aceitasse, afirmando até mesmo, que a edificação se tornaria um “elefante branco” para o município. Mas Antônio Jacques manteve a decisão e assinou a parceria com o Governo Federal. Então, graças à visão administrativa do nosso prefeito, o Bairro Três Marias recebeu de presente a maior obra federal já construída na história de São João Nepomuceno: o CAIC “Dona Prudenciana Faustina de São José”, inaugurado em dezembro de 1996 e onde passaram a funcionar o Posto de Atendimento do Programa Saúde da Família, a Escola Municipal Três Marias e a Creche “Ursinho Sabido”, prestando um grande serviço à comunidade. Além de tudo a edificação que abriga o CAIC, pertencente ao Programa Nacional de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente, deu ao bairro um ar  de modernidade e alegria, graças ao estilo arquitetônico e às cores vivas de sua pintura.
PLACA COMEMORATIVA DA INAUGURAÇÃO DO CAIC - HOMENAGEM ESPECIAL ÀS CRIANÇAS (FOTO: ALYNE SILVA)


Tenho a honra e a alegria de ter podido acompanhar de perto todo o desenrolar daquela importantíssima obra e, mais tarde, ter participado da solenidade de sua inauguração.

Outro fato importante ocorrido na administração de Antônio Jacques Barbosa de Moraes (1993/1996) foi o encontro em Brasília com o então Presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado de empresários são-joanenses e autoridades.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: DR. MURILO ARAÚJO, DA FIENMG (FEDERAÇÃO DA INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS; SALUSTIANO DA COSTA LIMA DA SILVA, PRESIDENTE DA COMPANHIA BRASILEIRA DE LÍTIO; JORGE PROTÁZIO ARVELOS ( CENTURY INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ROUPAS); AUGUSTINHO DE SOUZA REZENDE (CONFECÇÕES BABY); JÚLIO DESSUPOIO (DESSAN);FHC; PREFEITO ANTÔNIO JAQUES BARBOSA DE MORAES; DEPUTADA FEDERAL MARIA ELVIRA; PAULO RICARDO (PIONIERI); SIDNEY DA SILVA SOARES,PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO E CALÇADOS; DR.JOSÉ CARLOS LAMAS , PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E DR. SEBASTIÃO CARLOS LEITE, DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL (FOTO PUBLICADA NO JORNAL "VOZ DE S. JOÃO", EDIÇÃO Nº 2982) - CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA


Por tudo que relatei, deixo aqui registrada minha simples, porém sincera homenagem, a esse cidadão muito especial chamado Antônio Jacques Barbosa de Moraes, que, felizmente ainda está entre nós,  podendo, assim, apreciar os efeitos do seu trabalho como um dos grandes administradores públicos que passaram pela história de São João Nepomuceno.Deixo também um forte abraço a esse amigo a quem aprendi admirar e respeitar como um ser humano da melhor qualidade!

                                               Por Nilson Magno Baptista

Comentários

Postagens mais visitadas