TV Câmara transmite cerimônia de irmanação entre os municípios de Nepomuk, na República Tcheca, e São João Nepomuceno

IMAGEM DA TV CÂMARA NO MOMENTO EM QUE O VEREADOR FRANCISCO BAPTISTA DE OLIVEIRA, O PREFEITO CÉLIO FERRAZ, O VEREADOR ANTÔNIO BRAZ ALVES COELHO E O EMBAIXADOR JIRI HAVLIK OUVIAM ATENTAMENTE A FALA DO PROFESSOR LUÍS ANTÔNIO FAJARDO PONTES

A Câmara Municipal, por meio do seu canal televisivo na web, transmitiu ontem (16/5), ao vivo, a Sessão Solene em que foi celebrado o acordo de irmanação entre nosso município e o de Nepomuk, na República Tcheca, terra natal do nosso Santo Padroeiro.

Presentes ao ato estavam os vereadores, o prefeito Célio Ferraz, a vice-prefeita Dulcinéa Reggi Barbosa, o embaixador da República Tcheca, Jiri Havlik e sua esposa, Hana Havliková; a historiadora e escritora Maria do Carmo Sobreira; o professor Luís Antônio Fajardo Pontes,o padre Anderson Januário Hudson; Sr.José Maria Ribeiro Sampaio, Sra. Maria do Rosário Marques Agrelli (Secretária Municipal de Educação), Sr.José Carlos Leite e Sra. Carmen de Alvarenga (anfitriões do Embaixador tcheco e sua esposa), além de vários convidados e representantes da imprensa.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara,vereador Antônio Braz Alves Coelho iniciou a cerimônia proferindo palavras de boas vindas ao casal representante da República Tcheca e da cidade de Nepomuk. Em seguida fizeram uso da palavra: a historiadora Maria do Carmo Sobreira, falando sobre a vida de São João Nepomuceno, nosso padroeiro e o Professor Luís Antônio Fajardo Pontes, comentando sobre a honra de ter participado do movimento de apoio à irmanação de nossa São João Nepomuceno ao município tcheco de Nepomuk. O senhor prefeito, em seguida, também fez uso da palavra, discorrendo sobre a importância do acordo de irmanação para o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso município.

Anteriormente o professor Luiz Antônio Fajardo Pontes e o Exmo. Sr. Embaixador Jiri Havlik haviam procedido à leitura, cada um em seu idioma, do documento que seria assinado, cujo texto integral  é o seguinte:

“A cidade de São João Nepomuceno, Minas Gerais, Brasil, juntamente com a cidade de Nepomuk, Boêmia, República Tcheca, concordam em firmar esse acordo amigável e simbólico de irmanação entre as duas cidades.

Ambos os municípios exprimem o seu consentimento e intenção em promover entre sí relações amigáveis nos mais diversos níveis, como econômico, social, cultural e político. E tal resolução se justifica pela história de ambas as localidades: a da república Tcheca, que tem a honra de ser o berço do Mártir da Confissão, e a do Brasil, que se orgulha de nele ter seu santo padroeiro e onomástico, em torno de cuja capela a cidade se originou.

Dessa forma, espera-se que esta irmanação, além de reforçar os laços de proximidade afetiva já existentes entre ambos os municípios, também possa servir como o início de uma produtiva troca de experiências entre as duas cidades, separadas por um oceano e por línguas e culturas diferentes, porém unidas em torno de uma mesma e histórica personalidade: a do heroico e inolvidável Mártir da Confissão”.

O presidente da Mesa Diretora, Antônio Braz Alves Coelho e seu secretário, vereador Francisco Augusto Baptista de Oliveira, prestaram homenagens ao casal representante da cidade irmã de Nepomuk e, encerrando a solenidade, o embaixador Jiri Havlik fez uso da palavra para seus agradecimentos e considerações finais.



Comentários

Postagens mais visitadas