AEROPORTOS REGIONAIS ENTRAM NA PAUTA

PISTA DO AEROPORTO DE HUMAITÁ, AMAZONAS: PROGRAMA PRETENDE AMPLIAR ATENDIMENTO DE PASSAGEIROS NO INTERIOR DO PAÍS (FOTO DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PARINTINS)


Desenvolvimento da aviação regional é uma reivindicação frequente dos senadores e foi tema de audiências públicas em duas comissões no Senado. Brasil tem 270 aeroportos regionais funcionando

O Congresso vai deliberar sobre a Medida Provisória 652/2014, editada em 25 de julho pelo governo federal para criar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. O programa tem como objetivo atender a crescente demanda por transporte aéreo no país e integrar comunidades isoladas à rede nacional de aviação civil, além de facilitar o acesso a regiões com potencial turístico.
De acordo com estimativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o total de embarques e desembarques nos aeroportos brasileiros deverá chegar a 380 milhões em 2020.
O desenvolvimento da aviação regional é uma reivindicação frequente dos senadores e foi tema de audiências públicas em duas comissões do Senado, em junho. Na Comissão de Infraestrutura (CI), Ana Amélia (PP-RS) destacou a importância de reforçar a aviação no interior. Ela lembrou que o Brasil conta com 270 aeroportos regionais e que é preciso também estimular a formação de pilotos e desburocratizar o setor.
— Muitos municípios precisam desenvolver a aviação regional. No início da década passada, 33 milhões de pessoas viajavam de avião no Brasil ao ano. Atualmente, esse número mais do que triplicou: são 111 milhões de passageiros — afirmou a senadora.
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) também debateu a situação dos aeroportos regionais em audiência pública.
Segundo a Secretaria de Aviação Civil, os aeroportos concedidos à iniciativa privada em 2012 dobraram a área total destinada aos terminais de passageiros. A expectativa é de que o aumento chegue a 139% até o fim do ano.
Jornal do Senado (30.07.2014)

Nota do blogue: os aeroportos da Serrinha, em Juiz de Fora e o Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco),entre Goianá e Rio Novo também deverão ser beneficiados .

Comentários

Postagens mais visitadas