JORNAL SJN - SÃO JOÃO NEPOMUCENO - AGOSTO 2011

OPINIÃO DO MAGNO

Sobre a questão dos cães abandonados pela cidade,minha opinião é que os mesmos deveriam ser submetidos à castração química.Economicamente esse tipo de castração é mais viável,além do fato que os animais não passam por nenhum sofrimento.

A maioria das pessoas não tem conhecimento sobre o procedimento da castração química.Pesquisei sobre o assunto e trago as informações mais recentes.A castração química é indolor porque a agulha utilizada para a aplicação é bem fina,semelhante à utilizada por diabéticos.Sua base de formulação é o Zinco,substância aplicada em cada um dos testículos,eliminando os espermatozóides e tornando o cão definitivamente estéril.A principal vantagem desse tipo de castração é não ser necessário o procedimento cirúrgico (caro e doloroso para o animal),facilitando também a realização de campanhas de esterilização em campo,junto com a vacinação antirábica,por exemplo.Outra sugestão seria criar um departamento para registro de cães,que poderia ser feito assim: cada proprietário pagaria uma taxa,dando-lhe o direito a um número de registro numa plaquinha que seria colocada junto com a coleira,e na qual constaria o endereço ou telefone do proprietário.No caso do registro dos animais seria necessário que a Prefeitura firmasse uma parceria com a Associação Protetora dos Animais,que ficaria responsável por recolhê-los e os encaminharem aos donos.Uma observação final : o medicamento que contém o Zinco e é utilizado para a castração dos cães pode ser fornecido com orientação de veterinário credenciado pela Prefeitura.
Com esta minha opinião espero estar contribuindo para a solução de um problema que vem afligindo nossa população há anos.


Comentários

  1. Você continua a ser o mesmo Nilson que conheci e convivi durante muitos anos antes de ir embora de São João. Sempre combativo, de opinião própria e muito inteligente. O vejo engajado em muitas áreas, onde se faz necessária a atuação não só de nossos governantes mas também da população. O caso dos cães deve realmente ser encarado com seriedade e rapidez devido a alta taxa de natalidade. Fico muito satisfeito quando pessoas se interessam em ajudar tanto estes animais indefesos quanto a melhorar o nível de vida dos cidadãos. Parabéns pelo post. Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas